Diferenças entre Webmail, POP e IMAP

De Task Wiki
Revisão de 15h03min de 30 de janeiro de 2013 por Lorreny (discussão | contribs) (Criou página com 'categoria:tutoriais categoria:Gerencia_mail <table cellspacing="0"> <tr> <td colspan="2"> </td> </tr> <tr style="background: #F0F8FF"> <td style="vertical-align:top; b...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Webmail

Para acessar seus e-mails através do Webmail não é necessário a utilização de um programa de e-mails, como o Outlook, Entourage ou Thunderbird, por exemplo. Basta apenas utilizar um navegador (como o Internet Explorer ou o Mozilla Firefox).
Para ter acesso ao webmail digite em seu navegador o endereço http://webmail2.task.com.br ou webmail.dominio.com.br.
Atenção: Você deve substituir o termo: dominio.com.br por seu domínio (o endereço completo que vem após o "@" em sua conta de e-mail).

POP

Para utilizar o seus e-mails via POP (ou POP3) é necessário a utilização de um programa de e-mails. O protocolo POP3 é um protocolo offline no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e após esse processo, finaliza a conexão. Esse protocolo tem acesso apenas à caixa de entrada, não conseguindo baixar, ou ao menos visualizar nenhuma outra pasta de sua conta. O acesso via POP baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas localmente em seu computador, por padrão não deixando uma cópia das mensagens no servidor, a menos que seja marcada a opção de manter cópia no servidor. Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas um local, ou possuem redes com largura de banda baixa. Se houver a necessidade de excluir uma conta configurada como POP nos softwares de e-mail TODAS as mensagens, baixadas da caixa de entrada, serão perdidas, sem chance de recupera-las.

IMAP

Para utilizar o seus e-mails via IMAP é necessário a utilização de um programa de e-mails.
O protocolo IMAP é um protocolo online no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o sincronismo das mensagens e após esse processo, mantém a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real. Esse protocolo tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software.
Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em mais de um local, e precisa que os mesmo estejam sempre com o mesmo status.